top of page

CANAIS YOUTUBE

Arroz de Curcuma

Arroz de Curcuma

Neste video, vamos fazer o arroz mais bonito e delicioso de sempre, com curcuma, cebolas caramelizadas, amêndoas, romã e coentros. Vamos lá? Ingredientes: 6 colheres de sopa de azeite, divididas 1 dente de alho, esmagado 1 colher de sopa rasa de curcuma 1 chávena de arroz integral, deixado de molho durante 8 horas, lavado e escorrido 2 chávenas de água 1 colher de chá de sal marinho pimenta preta a gosto 1 colher de chá de sementes de coentro 1 colher de chá de sementes de cominhos 1/2 chávena de amêndoas 2 cebolas, cortadas às meias luas 1 colher de sopa de vinagre balsâmico 1 romã descascada coentros ou salsa picados, a gosto Preparação: Aqueça o forno a 180ºC. Aqueça uma panela em lume médio. Assim que estiver quente, adicione o azeite e o alho. Quando o alho estiver ligeiramente dourado, junte a curcuma e logo de seguida, o arroz. Envolva bem o arroz até que fique completamente tingido pelo amarelo da curcuma. Junte a água, sal e pimenta preta e deixe ferver durante alguns minutos. Logo depois, diminua o lume e tampe a panela. Deixe cozinhar durante 40 minutos. Se após esse tempo ainda tiver água na panela, retire a tampa e deixe cozinhar destampado durante mais alguns minutos. Aqueça as especiarias numa frigideira e triture no almofariz. Reserve. Entretanto, coloque as amêndoas num tabuleiro e leve ao forno, durante 8-10 minutos. Depois de retirar do forno, coloque numa superfície fria - isto vai fazer com que fiquem crocantes quando arrefecerem. Por fim, aqueça as restantes 4 colheres de sopa de azeite numa frigideira e adicionar a cebola. Junte algumas pitadas de sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Se gostar, adicione uma colher de sopa de vinagre balsâmico no final e cozinhe por mais alguns minutos. Adicione, aos poucos, a mistura de especiarias, de acordo com o seu gosto. Para servir, coloque o arroz em baixo, as cebolas caramelizadas em cima e finalize com as amêndoas tostadas, romã e coentros picados.
Bolo de maçã da Tia Inês

Bolo de maçã da Tia Inês

Este foi o primeiro bolo que alguma fiz. Sempre foi um clássico na casa da minha Tia Inês e foi ela que me ensinou a fazê-lo. Adoro-o porque leva mais maçãs do que qualquer outra coisa, isso faz com que seja um bolo húmido, ligeiramente ácido e muito leve. Perfeito para aquele lanche da tarde, com chá e cobertor. Mais fácil de fazer é impossível. Vamos lá? Ingredientes: 5 maçãs gotas de limão 5 ovos biológicos 1 chávena de açúcar mascavado 1/2 chávena de óleo de coco, óleo de girassol ou manteiga (idealmente biológico) 2 chávenas de farinha de trigo 1 colher de chá cheia de fermento Preparação: Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma com manteiga e farinha. Comece por descascar as maçãs e cortá-las em fatias finas. Se preferir, pode fazer isto com a ajuda de uma mandolina. Coloque algumas gotas de limão para a maçã não oxidar. Reserve. Num recipiente médio junte os ovos e o açúcar. Com uma batedeira, mexa até obter uma massa fofa, com pequenas bolhas de ar na superfície. Adicione lentamente o óleo, sem parar de mexer. E, logo depois, junte a farinha - uma chávena de cada vez - e o fermento. É normal que a massa fique espessa. Por fim, junte a mistura às maçãs laminadas. Coloque toda a massa na forma previamente untada e leve ao forno durante 45 minutos. Tenha atenção: como o bolo tem muita maçã é mais difícil perceber se está ou não bem cozido. Por isso, aos 40 minutos espete um palito no centro do bolo e confirme se o palito vem com pedacinhos de massa agarrada. Caso isso aconteça, deixe mais 10 minutos. Desenforme e sirva com (muita) canela por cima :)
Massa com creme de abóbora e chips de couve kale

Massa com creme de abóbora e chips de couve kale

A comida de conforto que é a cara do Inverno. Esta massa cremosa vai deixar qualquer pessoa mais feliz pois afinal é possível comermos abóbora e couve da forma mais saborosa - e gira - de sempre :) Ingredientes para o creme de abóbora : 1 abóbora hokkaido assada 3 colheres de sopa de tahini 1 colher de sopa de vinagre de arroz 1 colher de chá de óleo de sésamo tostado 1 colher de sopa de tamari 1 chávena de leite vegetal (não pode ser doce) 2 colheres de chá de miso sal e pimenta preta a gosto Ingredientes para as chips de couve kale: 4 chávenas de couve kale ½ chávena de nozes 1/3 de chávena de levedura nutricional 2 colheres de sopa de azeite 1 colher de chá de sal Passo-a-passo: Pré-aqueça o forno a 180º. Corte a abóbora a meio e retire as sementes. Coloque a abóbora numa assadeira, com uma pitada de sal e um fio de azeite e leve ao forno durante 30 minutos - até que seja possível penetrar a abóbora com um garfo. Reserve. Enquanto a abóbora está no forno, junte numa malga todos os ingredientes para fazer as chips de couve kale e misture bem. Distribua por uma assadeira e leve ao forno a 150º durante 20/25 minutos, até que as couves fiquem tostadas. Reserve. Coloque numa liquidificadora todos os ingredientes do creme de abóbora e triture até obter uma mistura homogénea. Reserve. Cozinhe um pacote de 250G de massa integral biológica de acordo com as instruções da embalagem. Envolva o creme de abóbora com a massa ainda quente e disponha as chips de couve kale por cima.
Feijoada de cogumelos com algas

Feijoada de cogumelos com algas

Comida de panela para ter todos os amigos e família à volta da mesa. Ingredientes: 1 chávena de cogumelos shitake desidratados 4 colheres de sopa de azeite 2 cebolas médias, cortada aos cubos pequenos 1 cenoura média, cortada aos cubos pequenos 1 talo de aipo médio, cortado aos cubos pequenos 1 colher de sopa de gengibre picado 2 chávenas de cogumelos frescos à escolha (shitake, marron, paris, portobello), laminados 200G de feijão branco (ou alguma outra variedade à escolha), previamente cozido 1/2 chávena de algas arame (wakame também funciona muito bem) 1 colher de sopa de molho de soja 1/2 chávena de miso sal a gosto Passo-a-passo: Comece por verter água morna por cima dos cogumelos shitake desidratados. Deixe de molho durante, pelo menos, 30 minutos. Numa panela grande, aqueça o azeite e junte a cebola. Assim que começar a ficar translúcida adicione a cenoura e o aipo. Coloque uma pitada de sal e tampe a panela para os vegetais cozinharem durante, pelo menos, 10 minutos, em lume brando. Mexa ocasionalmente. Adicione o gengibre picado e os cogumelos frescos à panela, envolvendo-os bem. Com a ajuda de um coador, verta a água dos cogumelos shitake desidratados para um recipiente e reserve. Adicione os cogumelos ao refogado, envolvendo-os. Junte a água coada e o feijão, aumente o fogo e deixe ferver durante alguns minutos. Reduza para lume médio, adicione as algas e o molho de soja e deixe cozinhar durante, pelo menos, 10 minutos. Este passo é fundamental para que a feijoada comece a ganhar sabor. Retire 2 chávenas de caldo para um recipiente e misture com o miso até obter uma mistura completamente homogénea. Desligue o fogo, volte com a mistura para a panela e envolva com o restante ensopado. Prove e ajuste o sal. Sirva com folhas de flor de capuchinha ou agrião.
bottom of page